Esse mês a banda Abacate Contemporâneo, de Londrina, lançou
uma nova música e clipe! Para celebrar, enviamos o convite para uma entrevista em nosso quadro Cultura em Resistência. A banda não apenas
aceitou, mas disponibilizou o clipe para que possamos curtir por
aqui também.
Agradecemos imensamente a atenção e a disponibilização do clipe para a postagem. Curtam e comentem aqui o que acharam disso tudo.
Na entrevista, a banda conhecida pelo público por sua identidade tropical e pela postura rock’n roll, de quem não costuma ficar em cima do muro, não deixa por menos.
Fala de dificuldades, contradições profundas em nossa sociedade e resistências. Revela a chegada de um novo álbum, diz sobre os apertos do cancelamento de shows por consequência da pandemia. Permite-nos descobrir como foi encontro com o texto poético da jornalista Isabela Cunha, o tempo de maturação da música que começou lá em 2018. Pra fechar, ressalta o conceito e a técnica de colagem do clipe. Mas, vai além:
"O que está em jogo em “Do Lado de Lá” é a contradição da vida em sociedade, a desigualdade que sustenta o luxo e o conforto" - Abacate Contemporâneo
Olá, antes de falar do clipe, vocês podem nos dizer um pouco de como foi o impacto dessa pandemia para a banda e como vocês sentiram tudo isso?
R: A banda tinha nos shows sua única fonte de alguma renda
nos cachês. Embora não estivéssemos com muitos shows em agenda, sempre
recebíamos convites para tocar em festas, festivais ou eventos. Cada integrante
também participa de outras bandas ou projetos e teve que interromper suas
apresentações. Tem sido muito difícil ficar impossibilitado de realizar show.
Alguns de nós possuem outros trabalhos, mas mesmo assim sentem muita falta de
poder até ensaiar e tocar juntos. A perspectiva de futuro para show é
completamente incerta e pessimista ainda, por isso precisamos ter outras ações
para manter as atividades da banda. O clipe é um dos caminhos.
Agora sim, falando da música "Do lado de lá", como
que essa letra cruzou o caminho de vocês e a quanto tempo vocês começaram a
trabalhar nessa composição musical?
R: A banda vem elaborando esse trabalho desde 2018, quando o guitarrista Rafael Fuca começou a compor uma melodia para o texto poético que a jornalista Isabela Cunha havia publicado no Facebook naquele ano. Algum tempo depois, em 2019, nós entramos em estúdio para gravar o disco novo, que deve sair ainda esse ano, e demos prioridade à ‘Do lado de lá’, pela força que sentimos no trabalho.
Como foi esse processo de trabalho durante a pandemia e o
que acharam do resultado desse encontro de artistas que culminou na composição
do clipe, a ideia das colagens, a animação e a edição?
R: Quando chegou a pandemia o clipe já estava em produção bem adiantada. Já tínhamos o conceito definido e com a produção iniciada. Mas, como todos sofremos de alguma maneira com a pandemia, a produção do clipe sofreu com isso também. De certa forma conseguimos retomar energia para continuar os trabalhos e finalizar o clipe. O resultado saiu muito bem como esperávamos, foi fiel ao conceito que definimos em conjunto. A música retoma a identidade tropical do Abacate Contemporâneo, misturando o idioma latino à guitarra rock’n roll. O clipe é baseado em uma técnica de colagem, com imagens reais, fatos noticiosos, itens da cultura pop, cenas cotidianas, a ideia é que as pessoas assistam mesmo, percebam o trabalho visual e se deixem afetar pelo efeito das coisas juntas.
Algo mais a acrescentar?
R: O que está em jogo em “Do Lado de Lá” é a contradição da vida em sociedade, a desigualdade que sustenta o luxo e o conforto, enquanto uma maioria massiva luta pela manutenção do básico. Por isso o público vai encontrar, ao final, essa alusão ao cinema de David Lynch, insinuando que a realidade nos parece “nonsense” demais para acreditar, difícil de engolir. É uma tentativa de trazer essa sensação de irrealidade causada pelas atrocidades das desigualdades.
Abacate Contemporâneo: Raquel Palma (vocal), Binho Prado (guitarra e backing vocal), Rafael Fuca (guitarra e backing vocal), Sara Delallo (baixo) e Fabio Farinha (bateria).
Clipe: Do lado de lá – Abacate contemporâneo
Criação e edição: Camila Fontes
Animação lettering: Erisla Pastore
Letra: Isabela Cunha
Música e arranjo: Abacate Contemporâneo
Produção de áudio: Julio Anizelli Plugue Estúdio (Londrina/PR)
Assistente de áudio: Caio Freitas
Imagens e montagem: Camila Fontes - a partir da obra de Joe Webb e Bombardeio
Sócio-político virtual - 2020
Facebook: https://www.facebook.com/abacatecontemporaneo/
Instagram: https://www.instagram.com/abacate.contemporaneo/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCN4_Hy5RonjAGZN4t-ZL6xg
Jornalista responsável: Lucas Godoy - @desviante
Vila Cultural Canto do MARL
Patrocínio da Vila Cultural: PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário