A Fábrica de Teatro do Oprimido e coletivo Grupo Caos e Acaso de Teatro abre inscrições para o Núcleo de Teatro Negro (NUTEN). O NUTEN será composto de duas etapas: Dramaturgia e Encenação. A primeira etapa acontecerá de 26 de Julho a 28 de Agosto de 2020 . A segunda etapa está inicialmente prevista para outubro e novembro de 2020.
O NUTEN tem como objetivo realizar discussões sobre dramaturgia e encenação preta ao norte do Paraná e aventar estratégias estéticas de enfrentamento a modelos únicos de conhecimento que excluem experiência do negro em nossa sociedade atual.
O NUTEN se propõe como um espaço de articulação entre artistas da cena preta, possibilitando a construção de novas possibilidades de construção estética.
São disponibilizadas 10 vagas. A inscrição é gratuita e poderá ser feita em:
https://forms.gle/PuFuWX9dLFVQ7KTU9
O NUTEN é uma iniciativa livre e independente da FTO-Londrina, não contando com patrocínio público ou privado, porem recebe apoio cultural do MARL (Movimento dos Artistas de Rua de Londrina) e da Usina Cultural.
Primeira Etapa: DramaturgiaPlanejado a principio, para ser realizado de forma presencial, a primeira etapa será oferecido à distância, em plataforma on-line. Esta primeira etapa pensa a dramaturgia negra a partir de influências tradicionalmente difundidas na área da formação teatral e outras nem sempre presentes nas grades curriculares – caso das heranças indígenas e afro-brasileiras, por exemplo.
A ação se desenvolverá por meio da leitura de peças e de poemas, além de aportes do campo teórico e das artes visuais, com atenção especial ao trabalho de três dramaturgas: Fernanda Júlia Onisajé (BA), Viviane Juguero (RS) e Cristiane Sobral (DF), em um exercício de investigação sobre a dramaturgia negra brasileira. Serão realizados exercícios de escrita prática, durante cada encontro.
Estima-se uma carga horária total de 46 horas ao longo do período de realização desta etapa (de 22 de Julho a 26 de Agosto de 2020).
Segunda Etapa: EncenaçãoPlanejado a principio, para ser realizado de forma presencial, a segunda etapa reunirá os participantes em sala de ensaio, onde realizaram experimentos práticos sobre os exercícios de dramaturgia realizados na primeira etapa, além de outros textos sugeridos.
O objetivo é construir experimentos cênicos buscando sempre novas possibilidades de narrativas para o corpo e palavra preta em cena.
Estima-se uma carga horária total de 46 horas ao longo do período de realização desta etapa. Os encontros presenciais acontecerão na Sede do MARL (Av Duque de Caxias n° 3241, centro) assim que possível.
Inscrições e seleção:A inscrição é gratuita, individual e aberta a artistas, dramaturgos, pesquisadores e estudantes em geral, com experiência profissional ou amadora no campo das artes cênicas. Será dada prioridade aos inscritos com mais de 18 anos. As inscrições serão realizadas do dia 29 de junho de 2020 até o dia 10 de julho de 2020.
A inscrição deve ser realizada exclusivamente pela internet, mediante preenchimento de formulário próprio, impreterivelmente até o dia 10 de julho de 2020, às 23h59 – horário de Brasília.
As inscrições referem-se à participação das duas etapas.
Serão ofertadas 10 vagas, além de lista de suplência para interessados em novas edições.
A comissão de seleção do curso é formada por integrantes da Fábrica de Teatro do Oprimido de Londrina, e selecionará até 10 participantes, levando em consideração: 1) a adequação da proposta do curso às expectativas apresentadas na carta de interesse do candidato 2) curriculum do candidato. A comissão de seleção tem total e absoluta autonomia e suas decisões são soberanas, não sendo passível nenhum tipo de recurso.
As questões eventualmente não previstas no presente regulamento serão avaliadas e decididas exclusivamente a critério da comissão.
CertificaçãoSerá outorgada uma certificação de curso livre para os alunos que cumprirem pelo menos 70% do programa de cada etapa.
Investimento: Gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário