Estreia online: Grazzi Ellas Transitando


Filme: GRAZZI ELLAS TRANSitando

Estreia online dia 26/03 às 20h no link: https://youtu.be/m7ByX_eFMmo

Patrocínio: Promic - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina

Apoio e Realização:
- Cia. Teatro de Garagem
- Elity Trans Londrina
- Canto do Marl

“Dedico este Filme a uma inspiração, uma mãe, uma irmã, uma amiga, meu tudo, minha grande persona: Christiane Lemes”
(Mel Campus)

Sinopse

Um ensaio sobre o processo de intercâmbio realizado entre a atriz londrinense Melissa Campus e artistas trans e LGBTQI+ de São Paulo e Santa Catarina. O filme aborda o espetáculo Grazzi Ellas, apresentado por Melissa Campus, em diálogo com essxs artistes e com as vivências que influenciam a criação de suas obras.

Release

Grazzi Ellas TRANSitando é o resultado poético de uma vivência de pesquisa e intercâmbio realizada por Melissa Campus, sob a orientação de Aguinaldo Moreira de Souza e a produção de Rafael Avancini.

Neste percurso, artistas LGBTQI+ puderam trocar um pouco de suas referências poéticas e de luta através da apresentação de seus trabalhos e de debates realizados após cada espetáculo.

Neste processo, além de “Grazzi Ellas”, espetáculo solo de Mel Campus, pudemos contar com a provocadora performance de rua de Cali Ossani (Rasteira - Itajaí /SC); o humor inteligente e crítico da Cia. Fundo Mundo e sua pesquisa em artes circenses (Sui Generis- Florianópolis/SC); e o olhar de Rodolfo Lima, inspirado na literatura homoerótica e Marcelino Freire (Bicha Oca - São Paulo/SP). Foram muitas trocas, muito aprendizado, e a certeza de que percorremos caminhos férteis para pensar a arte que queremos fazer.

“Grazzi Ellas” é a história de Grazzi, da própria Melissa, que a interpreta, e de tantas outras ellas, transitando agora para fora da cidade, do estado, encontrando outros ouvidos, entre dunas de areia e selvas de pedra. Circulando... E nesse caminhar, encontra outras histórias, faces,corpas, marcadas pela violência estrutural que as persegue. E encontra, também, e como uma característica dessa arte feita por pessoas Trans e LGBTQI+, a resistência.

Neste percurso, transitando por espaços e pessoas, também cruzamos com o “Espaço Transformando”, um território de vivência poética e de luta que nos encantou e marcou nossa passagem por Florianópolis, assim como a “Casa 1” e seu trabalho de acolhida, cuidado, e também de arte. Também passamos pela “Casa Vermelha” e “Casa de Cultura Dide Brandão”, espaços culturais que receberam o espetáculo Grazzi Ellas e, como os nomes denunciam, fizeram com que nos sentíssemos em casa. Foram tantas trocas, tantos poemas, que é difícil expressar o quanto nos enriqueceu a experiência deste projeto.


Equipe

Roteiro, Atuação e Direção Final: Melissa Campus
Criação e Direção Inicial: Luan Almeida Sales
Orientação: Aguinaldo Moreira de Souza
Produção artística e executiva, captação e contrarregragem: Rafael Avancini
Edição do filme “Grazzi Ellas TRANSitando”: Fagner Bruno de Souza
Cartaz do Filme Grazzi Ellas TRANSitando: Fagner Bruno de Souza (foto de Rafael Avancini)
Fotografia do Projeto Grazzi Ellas TRANSitando: Linnaê Melo
Arte Gráfica (Espetáculo GRAZZI ELLAS): Daniele Stegmann

Intercâmbios Artísticos:

“Grazzi Ellas” Melissa Campus (Londrina)
“Bicha Oca” Rodolfo Lima e Leonardo Vinícios Fabiano (São Paulo / Maringá);
“Rasteira” Cali Ossani (Itajaí / SC) (Sarau Não Estacione! Grazzi Ellas TRANSitando)
“Sui Generis” Cia. Fundo Mundo (Florianópolis)
Elenco: Vulcanica Pokaropa, Helen Maria, Juno Nedel, Lui Castanho, Ian Pooka e Kio Zaz.

Encontros e trocas:
Marina Mathey (SP), Ave Terrena Alves (SP), Maitê Schneider (SP), Lucas Gabriel Wickhaus dos Santos (SP); Espaço Transformando: Ana Alonsa, Everton Lampe, Felipe Ferreira Ferro (Florianópolis), Emerson Bueno (Londrina).

Música: “XV”, de Marina Mathey

Espaços de Trocas e Apoio cultural:
“Casa de Cultura Dide Brandão” (Itajaí/SC)
“Espaço Transformando” e “Casa Vermelha” (Florianópolis/SC)
“Casa 1” (São Paulo/ SP)
“Canto do Marl” - Movimento de Artistas de Rua de Londrina e
“Flick – Escola de Circo” - Londrina/PR)

Agradecemos especialmente às participações na Oficina “Reverberações Corpóreas Trans, para a rua e para sala”: Caê, Mari, Ana, Cali, Tinho, Felipe, entre outres que estiveram durante todo o processo ou em parte dele: Obrigade!

E às encantações do Sarau Não Estacione: Grazzi Ellas TRANSitando: Por ressignificarem mais uma vez a Praça Rocha Pombo, em Londrina / PR.

Coletivo Quimera, Cia. Teatro de Garagem, Mel Campus, Juliana Ensselse, Camila Taari e Danilo Sousa, Cali Ossani, Linnaê Melo, Aguinaldo Moreira de Souza, João Paulo Poças, Herbert Proença, Everton Bonfim, Renata Borges, Mari Maria Mendes.

Vila Cultural Canto do MARL
Patrocínio da Vila Cultural: PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário