Folha de Londrina - 03/07/2012



03/07/2012 -- 11h46

Artistas de rua promovem audiência pública e pedem a colaboração da sociedade

Ananda Ribeiro
Nesta quarta-feira (4), às 18h30, o Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL) fará uma audiência pública na Câmara Municipal de Londrina, com o intuito de discutir questões relacionadas à utilização dos espaços públicos da cidade. O Movimento considera de extrema importância a participação popular e espera receber apoio da sociedade.

No último domingo (1º), o MARL promoveu diversas atividades culturais no Bosque Central, envolvendo teatro, música e grafite e divertindo o público que prestigiava e aqueles que passavam pelo local. Agora, a classe pede a colaboração deste mesmo público – representantes da sociedade civil, a classe artística e autoridades competentes – para que os artistas de rua possam conquistar alguns direitos.

O Movimento teve início no começo deste ano e reúne diversos grupos artísticos da cidade. O grupo reclama da burocracia exigida para a utilização dos espaços públicos como palco de suas apresentações. "Precisamos pagar taxas quando queremos nos apresentar na rua e, quando não, enfrentamos uma burocracia demorada que consideramos desnecessária", explicou o ator Rogério Costa, integrante do Núcleo Ás de Paus.

Contexto - A discussão também está em pauta em outros estados brasileiros. Rogério comentou sobre casos em São Paulo em que artistas de rua foram detidos por policiais por se apresentarem em locais públicos e sobre o Projeto de Lei nº 931/2011, de autoria do vereador Reimont (PT), que foi aprovado no primeiro semestre deste ano, na cidade do Rio de Janeiro. O ator afirmou ainda que a situação em Londrina precisa ser melhor entendida. "É necessário abrir um debate para sabermos se será preciso criar leis ou se poderemos recorrer à leis existentes", disse.

Ação cultural - O MARL continuará realizando apresentações em diferentes locais da cidade, com o objetivo de democratizar a arte e criar público. O próximo local da ação popular dos artistas será o bairro Novo Amparo, zona norte de Londrina, ainda neste mês de julho.
Redação FolhaWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário