Memórias em processo: experiências sobre teatro e comunicação

Olá, convidamos a todes para uma conversa sobre experiências de teatro e comunicação a partir das memórias ativadas no processo de criação, reconstrução e registros de comunicação do fazer teatral dialético. O bate papo é um dos muitos desdobramentos do Curso Livre de Teatro de Rua do Canto do MARL e será realizado nessa quinta-feira, dia 08 de julho de 2021 às 19h30.

Para assistir a transmissão ao vivo é só acessar o nosso youtube:

A proposta é recuperar a síntese da dissertação “Memórias em Processo: um estudo comunicacional sobre os vídeos da Companhia do Latão e do Ói Nóis Aqui Traveiz” (2009-2011), e seus desdobramentos na trajetória poética-artística de pesquisas vivenciadas subjetivamente-coletivamente, sempre permeadas pela relação entre teatro, comunicação, cultura popular e história oral. 

Dissertação completa para download:

“Memórias em Processo:um estudo comunicacional sobre os videos da Companhia do Latão e Ói Nóis Aqui Traveiz” (2011):  http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000162687

Resumo da dissertação: 

O trabalho visa refletir sobre a atualidade das propostas do método de Bertolt Brecht de encenação teatral através de sua reelaboração a partir da cultura brasileira, analisando os vídeos, através de suas conexões com os espetáculos teatrais, de dois grupos brasileiros a saber: a Companhia do Latão (São Paulo) e o Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre). A metodologia analítica funde noções estético-filosóficas cunhadas por Brecht e Walter Benjamin às observações recolhidas durante uma pesquisa de campo junto aos dois grupos teatrais, objetivando uma compreensão mais ampla da conexão entre os espetáculos teatrais e os respectivos registros audiovisuais em DVD. Analisa o uso do efeito-V em suas produções em vídeo. E ainda algumas experiências formais dessa interseção vídeo-teatro a serviço da memória das produções cênicas e da própria pesquisa experimental nesse campo.

Danilo Lagoeiro
Possui graduação em Comunicação Social- habilitação Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005); pós-graduação em Comunicação Popular e Comunitária pela Universidade Estadual de Londrina-UEL (2008) e é Mestre em Comunicação Visual também pela UEL (2011). Foi docente da área de Teoria da Comunicação pelo Departamento de Comunicação da UEL, atuando nos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Serviço Social e Artes Cênicas (julho 2011-agosto 2013). É pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular (NCP) e professor convidado da Especialização em Comunicação Popular e Comunitária (UEL) desde 2011. Foi produtor e ator da Cia. Teatro de Garagem (2006-2020); integra o MARL (Movimento de Artistas de Rua de Londrina desde 2012, e é capoeirista ligado ao Centro Esportivo de Capoeira Angola de Londrina. Atualmente é professor colaborador da UEL pelo Departamento de Comunicação na área de Relações Públicas (2016-2021) e gestor cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina. A atuação pedagógica e de pesquisa interdisciplinar abrange as seguintes áreas: relações públicas comunitárias, produção e crítica cultural, artes cênicas e teatro dialético, memória e história, comunicação e educação popular.

Cadastro no Londrina Cultura: https://londrinacultura.londrina.pr.gov.br/evento/3086/

Realização: Vila Cultural Canto do MARL.
Patrocínio da Vila Cultural: PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina.
Apoio: MARL - Movimento de Artistas de Rua de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário