Cultura em resistência: "Café prum santo" e "Poéticas de terra e céu"

Em abril a Vila Cultural Canto do MARL apresenta dois espetáculos solos de forma online e segura para todes. Entre velas e barcos de papel, poesias e mistérios, os atores Nathan Stuchi e Murilo de Andrade exploram costuras sensíveis da infância à vida adulta em suas pesquisas. Confiram a programação da Cultura em Resistência desse mês e participem:

Café prum santo – Um solo de Nathan Stuchi
Dia 22 de abril às 19h30 no insta @vempromarl

Link o perfil do instagram: https://www.instagram.com/vempromarl/

Nathan Stuchi em "Café prum santo". Fotos: Cassia Pegoraro.

Um cafeeiro carrega consigo uma porção de histórias que viu, ouviu ou viveu. Que hoje resistem como poeiras, que se espalharam como poeira e ralentaram com o tempo. No povoado antigo da fazenda de concreto, essas histórias tomam corpo. Do chão seco vermelho brotam fontes milagrosas, rastros de poeiras e constelações. Elas cavalgam musicando toda a dança entre a vida e o mistério da morte. Há também a crueldade perpétua dos homens que aqui na terra exibem suas covardias e fraquezas, ceifando o que havia de mais puro no povoado: A ingenuidade de um menino sem malícias. O espetáculo segue a jornada de um homem que com seus poucos pertences e a sabedoria dos antigos reconta a vida. Que celebra em cada parte de seu ciclo misterioso, que saboreia e divide o pouco que têm. Seja uma história ou um tico de café.

Histórias reavivadas num universo lúdico


Imagem de divulgação

Baseado nas histórias de Clodimar Pedroza Lô, Lecy Suzane Garcia e José Oswaldo Shietti, figuras estas que permeiam o imaginário popular há anos como santos milagreiros. "Café Prum Santo" reaviva histórias e as colocam entre o universo lúdico. Por meio da voz de um cafeeiro, relembra fatos misteriosos e narra suas trajetórias poética de vidas conflitantes e seus desfechos marcantes, compartilhando histórias, causos e fragmentos do que se foi.

A peça foi escrita por Danilo Neiva a partir do antigo desejo do ator Nathan Stuchi de montar um solo a partir das histórias dessas três figuras que permearam seu imaginário pé vermelho desde a infância. Danilo também assina a direção.

O espetáculo foi contemplado com uma bolsa de criação pelo PROMIC em 2019 e realizou em 2020 uma circulação pelos distritos rurais da cidade.

Poéticas de Terra e Céu – Solo de Murilo de Andrade
Dia 24 de abril às 19h30 no Youtube do MARL

Link para assistir: https://youtu.be/Z-j9B13DJ1E

Murilo de Andrade em "Poéticas de Terra e Céu"

Vem caminhante o menino homem pra contar das suas estórias inventadas. Estórias das terras que pisou; dos ares e céus que bebeu e que no seu rosto tocaram; estórias que fazem parte dos nós que nos fazem ser. Carrega na mala que ganhara do avô a Saudade emaranhada de pipas, balões, estrelas, canções e barcos de papel. Aventuras e desventuras de uma infância criança que diante dos olhos da imaginação e da invenção saltam e novamente ganham vida; faz do passado ação inventada e presente. Entre as margens da estória e da história, “Poéticas de Terra e Céu” procura recriar através dos territórios da memória. Caminhante, sempre a seguir, a conhecer.

Pesquisa solo sobre o trabalho do ator sobre si mesmo


Imagem de divulgação

Em sua concepção cênica, alinha treinamento psicofísico, com bases nos princípios pré-expressivos do ator, com a dramaturgia da lembrança, a dinâmica com objetos e a Poética da Terra. Sendo, esta última, um emaranhado de referências que, em sua essência, dizem respeito aos sentimentos e condições humanas como o Amor, a Espera(nça), a Saudade; Vida e Morte.

A pesquisa tem como referências o universo poético de Manoel de Barros e de João Guimarães Rosa. Em especial, na essência dos livros de Manoel: “Infantis”, “O guardador de águas”, “Concerto a céu aberto para solos de ave” e em toda a saudosa terra de Guimarães.

O texto e as canções autorais fazem parte das inventadas memórias do contador-menino-homem. São canções que aprendera durante a vida. Um mundo onde a poesia se suja da terra, dança com o vento e escorre nas águas da memória.

Colaboração na programação cultural: Raquel Palma.

Cadastro no Londrina Cultura:
https://londrinacultura.londrina.pr.gov.br/evento/3003/

Realização: Curso Livre de Teatro de Rua da Vila Cultural Canto do MARL.
Patrocínio da Vila Cultural: PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina.
Apoio: MARL - Movimento de Artistas de Rua de Londrina.

#culturaemresistência #Londrina #VilaCultural #CantoDoMARL #Paraná #teatro #cultura #espetáculos #online #artederua #teatroderua #solos

Nenhum comentário:

Postar um comentário