Cultura em resistência: a arte da oralidade e da escuta


A Vila Cultural Canto do MARL preparou para fevereiro uma programação online especial que destaca a arte da oralidade e da escuta. Com três transmissões ao vivo e gratuitas que serão realizadas pelo Youtube, a Vila Cultural convidou artistas da cidade para um mês todinho voltado à arte de contar de histórias, a escuta, com mistérios, cantos e brincadeiras para todas as idades.

Confiram a programação completa:


PRET(A) nas redes conta - Thainara Pereira
Quarta-feira dia 17/02 às 19h

 “Minha vó via dentro dos meus olhos todas essas perguntas.  Então ela se sentava, e me contava histórias. Histórias que a mãe dela contou pra ela, que avó dela contou pra mãe que contou pra ela, que a bisavó dela contou pra vó que contou pra mãe que contou pra ela. Histórias passadas de mãe para filha, para que a próxima não se esquecesse.”

Nesse encontro nós vamos trançar uma experiência divertida cantando, cantando e brincando juntos e juntas!

Que tal embarcar comigo nessa aventura?

Thainara Pereira é atriz graduada na Universidade Estadual de Londrina (Artes Cênicas).

Atualmente investiga os caminhos entre o teatro, o canto e a contação de histórias, unindo memórias pessoais e relatos de outras mulheres negras.

Pesquisa possibilidades entre a dança, o teatro e a performance. Trabalha como Produtora Cultura na Vila Usina Cultural.

Facebook: https://www.facebook.com/events/209015340909832/
Londrina Cultura: https://londrinacultura.londrina.pr.gov.br/evento/2927/



Roda de Histórias com "Preta do Leite" e "Palhaça Cambalhota" - Edna Aguiar e Alice Pimenta
Quarta-feira dia 24/02 às 19h

Nessa apresentação as duas contarão e cantarão histórias de tradição oral. O repertório será surpresa para quem acompanhar a transmissão ao vivo.

Edna Aguiar, a Preta do Leite, é atriz, cantora, contadora, arte educadora e pesquisadora da cultura popular. Alice Pimenta, a Palhaça Cambalhota, tem dez anos, ama ler e contar histórias.

Facebook: https://www.facebook.com/events/4213693101994140/
Londrina Cultura: https://londrinacultura.londrina.pr.gov.br/evento/2928/



Cantos e Causos da Poesia Simples – Palhaço Marimba - Diego Loman
Sexta-feira dia 26/02 às 19h

O espetáculo vem para contar histórias dos interiores, resgatando essa cultura rural. Viajante que saiu dos interiores para contar as histórias de lá mesmo, os famosos causos. Com a linguagem do palhaço e personagens como Zeca Tatu como uma de suas referências ele vêm no formato online com o espetáculo adaptado.

Diego Loman
Artista paranaense e Londrinense de coração que descobriu o teatro logo quando chegou na cidade, aos 17 anos. Se interessou pela arte circense e pela palhaçaria, descobrindo o curso de formação sensibilizarte, na vertente do palhaço. Pouco tempo depois se aprofundou na palhaçaria através dos mais variados cursos ofertados pela Vila Triolé Cultural. Apaixonado pela contação de histórias, conta histórias nas escolas, e se aprofunda na linguagem do matuto caipira, todas essas linguagens misturas a arte de rua, espaço que o artista escolheu como seu principal palco.

Nessa temporada online, o espetáculo terá duração de 30 min.

Serão duas pessoas que estarão na contenção e ajuda para que o espetáculo saia tudo bem, Thainara Pereira como produtora do projeto e Gustavo Zambom para manutenção e apoio na gravação.

Chapéu Virtual será destinado 100% a Vila Cultural. Também podendo negociar um preço dependendo do custo que haver de iluminação, som, abertura e o fechamento do local.

Por questões de segurança o espetáculo será transmitido direto da casa do ator e transmitida em nosso canal do youtube.

Contos e causos da poesia simples será apresentada online em três datas:
    - 25/02 Flapt! Vila Cultural às 19h
    - 26/02 Canto do Marl às 19h
    - 28/02 Triolé Cultural às 17h

Facebook: https://www.facebook.com/events/448857192930922/
Londrina Cultura: https://londrinacultura.londrina.pr.gov.br/evento/2929/


Realização: Vila Cultural Canto do MARL
Patrocínio da Vila Cultural: PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultural de Londrina.
Apoio: MARL - Movimento de Artistas de Rua de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário