Esse mês convidamos a todxs para rodas de conversas sobre okupações culturais que serão realizadas ao vivo no youtube. As okupações são ações diretas que se inserem na luta por espaços e recursos públicos para a sobrevivência, criação, organização, circulação, encontro, fruição de artes e vidas. Tem tido grande importância econômica, social e cultural para o nosso povo. Para engrossar o caldo das prosas teremos convidadxs muito especiais.
Na quarta-feira, dia 07/10, às 19h30 o bate-papo será com Adriano Mauriz do Grupo Pombas Urbanas e Danilo Lagoeiro do MARL.
E na quarta, dia 18/11 também às 19h30, o bate-papo será com Mariane Palhares e Tiago Francisco Munhoz - Galpão da Lua e contará com a mediação da Raquel Palma do MARL.
Confiram a programação e venham ocupar com a gente:
07/10 - 19h30 - Adriano Mauriz - Grupo Pombas Urbanas - e Danilo Lagoeiro - MARL
Adriano é um dos atores fundadores do Grupo Pombas Urbanas. Criado e consolidado na periferia de São Paulo, o Grupo possui 30 anos de trabalho artístico com espetáculos reconhecidos em mostras nacionais e internacionais. Em 2004, instalou sua sede em um velho galpão na cidade de Tiradentes, o Instituto Pombas Urbanas. Mais de 5 toneladas de entulho retiradas, as atividades começaram com estrutura básica, chão quebrado, sem água e energia elétrica. “Arte em Construção” simbolizou a busca de um espaço e uma linguagem teatral que expresse e dialogue com a comunidade.
Danilo é ator do grupo Teatro de Garagem, integrante do MARL, atualmente é servidor público como Gestor Cultural da Secretária Municipal de Cultura de Londrina. O Canto do MARL surgiu a partir da ocupação de um galpão abandonado durante um cortejo público realizado no dia de luta nacional do teatro de rua em 2016, hoje o espaço ganhou reconhecimento público por suas ações, tornou-se Vila Cultural e conta com o patrocínio do PROMIC.
18/11 - 19h30 - Mariane Palhares e Tiago Francisco Munhoz - Galpão da Lua
O Galpão da Lua é um ponto de cultura formado por trabalhadores e trabalhadoras, artistas, do município de Presidente Prudente. Lua Barbosa, que dá nome ao coletivo, em 2014 teve sua vida interrompida de forma brutal e banal pela institucionalizada violência do Estado, por um tiro disparado por um policial militar em uma blitz de trânsito às 9h da manhã um dia após completar 25 anos. Somos todos e todas Lua, seguimos lutando por justiça e construindo nossas histórias de arte e de resistência.
Mediação: Raquel Palma - MARL
Okupa eu, okupa tu, okupa todo o mundo!
Cadastro no Londrina Cultura: https://londrinacultura.londrina.pr.gov.br/evento/2702/
Realização: Vila Cultural Canto do MARL
Patrocínio: PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultural de Londrina.
Apoio: MARL - Movimento de Artistas de Rua de Londrina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário