Nesse momento tão difícil para nosso povo. Vamos conhecer mais e valorizar artistas, grupos e coletivos de Artistas de Rua da nossa cidade?
Começamos com o Coletivo Nós Clandestinas. A proposta é que a cada semana apresentemos diferentes artistas e linguagens. 💞
Composto por Drica Nunes, Raquel Palma e Renata Santana, investiga a linguagem da performance e o teatro performativo. Propõe pesquisas cênicas que promovem ações formativas e performativas para mulheres. O trabalho ajuda a acessar vivências, histórias e memórias relacionadas ao universo feminino que possam ressignificar o lugar da mulher na sociedade.
Assim, se desenha um caráter cultural de educação, ação e transformação.
O grupo é residente no Canto do MARL e participa do Movimento de Artistas de Rua de Londrina.
Histórico
A formação começa em 2018 como resultado do projeto “Diálogos sobre a performatividade e o universo feminino”, aprovado pelo PROMIC e composto pelas atrizes Drica Nunes, Mel Campus, Raquel Palma e Renata Santana. Com ações gratuitas formativas e performativas para mulheres, a fim de acessar histórias e memórias do universo feminino que ressignificam o lugar da mulher na sociedade. Nesse projeto começou a ser tecido o objeto cênico-poético “Manto de Memórias”.
Em 2019, Nós Clandestinas continuou sua pesquisa em “Tecendo um manto de memórias com a Nós Clandestinas”, patrocinado pelo PROMIC. Foram feitas oficinas artísticas com mulheres no CAPS AD e CAPS III. As participantes partilharam histórias e memórias enquanto confeccionavam. Além dos objetos trazidos pelas participantes, também houveram depoimentos, frases, pensamentos e desenhos que eram colocados dentro de fuxicos e costurados. Sempre respeitando o tempo, a autenticidade e o desejo de cada uma. Assim, o manto com cerca de 5 metros quadrados ficou cada vez mais rico, cheio de impressões e narrativas.
Com patrocínio do PROMIC, em 2020, coletivo e o manto irão circular com a peça “Bizarria: substantivo feminino boa postura”.
Facebook: https://www.facebook.com/nos.clandestinas
Instagram: https://www.instagram.com/nosclandestinas/
Facebook: https://www.facebook.com/nos.clandestinas
Instagram: https://www.instagram.com/nosclandestinas/
Vamos resistir. Fiquem em casa. Se cuidem. Lavem as mãos com frequência.
Foto: Stephanie Massarelli
Foto: Stephanie Massarelli
Apoio: MARL – Movimento de Artistas de rua de Londrina.
Comunicação
Lucas Godoy
Vila Cultural Canto do MARL
Patrocínio da Vila Cultural
Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário