Formado no fim do ano de 1999, o Grupo Caos & Acaso de Teatro, nasce em Londrina com uma perspectiva de se fazer uma prática teatral a favor da função social de um teatro popular à altura dos interesses imediatos (e necessidades históricas) da maioria da população. Profundamente influenciado pelos estudos de Brecht, além dramaturgos e pesquisadores nacionais como Gianfrancesco Guarnieri, Oduvaldo Vianna Filho, e Augusto Boal, o Grupo procurou desenvolver um “teatro em processo”, sobre os movimentos contraditórios de uma sociedade imersa na desigualdade social.
O grupo Caos e Acaso foi o precursor da ONG Fábrica de Teatro do Oprimido, fundada em outubro de 2004, funcionou até 2014 como Vila Cultural Casa do Teatro do Oprimido executando os projetos Teatro e Transformação Social, Teatro do Oprimido nas Escolas, Caminhos para um Teatro Popular, Mostras Nacionais de Teatro do Oprimido de Londrina e dando suporte aos grupos. Em 2014 com o fechamento da Vila Cultural Casa do T.O. a ONG passa a ser um dos grupos residentes da Vila Cultural Usina, onde abriga até hoje parte de nosso acervo histórico e alguns equipamentos. Nossa relação com o Movimento de Artistas de Rua de Londrina tem início em 2010 em uma roda de conversa durante a VII Mostra Nacional de Teatro do Oprimido, onde artistas de rua vislumbraram a articulação para as ações do MARL, dois anos depois se tornariam as práticas de um movimento de Londrina e região como um dos articuladores da Rede Brasileira de Teatro de Rua e que ocuparíamos em junho de 2016, um prédio que transborda lembranças culturais e artísticas, no Canto do MARL.
Atualmente, o Grupo Caos e Acaso desenvolve pesquisas a respeito da obra de B. Brecht, Mia Couto, o teatro negro, o Teatro Épico e o Teatro Popular.
Quem quiser conhecer mais, logo mais as 10h tem live no instagram do grupo @ftolondrina
Vila Cultural Canto do MARL
Patrocínio da Vila Cultural
Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina.
Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina.
Apoio: MARL – Movimento de Artistas de Rua de Londrina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário