O Feirão acontecerá no sábado, dia 10 de março no Canto do MARL, localizado na Av. Duque de Caxias, n.3241, das 9h às 17h.
O evento, que agrega a cultura da agroecologia e arte pública, retoma calendário em Londrina com programação cultural recheada de contadores de historias indígenas.
Nesta edição a programação cultural tem curadoria da sétima edição do projeto ECOH (Encontro de Contadores de Histórias de Londrina). As culturas indígenas e suas férteis histórias das tradições orais brasileiras darão o tom do evento. Nesse sentido, durante a manhã a programação conta com o Grupo Makunaícontos (Santo André, SP) e a fantástica história dos “Sapatos Trocados” que vem circulando pelo Brasil todo. Durante a tarde a cultura Kaingang é valorizada através de Geni Grã To Ko Fidencio e João Maria Tapixi , que são da Terra Indígena Apucaraninha e irão contar as histórias intituladas “Dois indígenas Kaingang contam suas histórias”. (ver sinopses abaixo)
A Feira tem o conceito pautado nos produtos agroecológicos da agricultura familiar, livre de venenos. A cultura camponesa e a cultura urbana se integram para promover o cultivo de uma vida feliz, simples e criativa. Mais uma vez a Feira traz produtos de qualidade saudáveis e com preço justo. São compotas, cachaça orgânica, legumes, verduras, frutas da época, sementes e mudas de plantas diversas.
Além disso, teremos o tradicional pastel da Paixão e caldo de cana. Continuam presentes, é claro, a já tradicional cozinha Afro, a Rádiambu (rádio ambulante do MARL), e diversos artesãos locais.
Programação completa:
VIII Feirão da Resistência e da Reforma Agrária: Das 9h às 17h.
7° ECOH - Encontro de Contadores de Histórias de Londrina - no VIII Feirão:
Sapatos trocados
Grupo Makunaícontos (Santo André, SP)
Numa época em que todos os animais falavam e conviviam em harmonia, o Tatu era o animal mais rápido de todos e tinha como missão ser o mensageiro do reino animal. Para isso, ele ganhou de Tuminkery, o criador de todas as coisas, um par de sapatos mágicos. Em uma grande festa dada pelo Jabuti, o Tatu teve seus sapatos trocados. Onde foram parar os sapatos mágicos do Tatu? Quem os pegou? Com o Grupo Makunaícontos ninguém fica de fora. São músicas e brincadeiras para divertir, cantar e se emocionar.
O Grupo traz em seu repertório histórias tradicionais dos povos indígenas, permeadas de sonoridade e leveza musical, harmonizando cada conto com suas vozes e cores.
Sábado, dia 10/03 | 11h | CANTO DO MARL
Público Indicado: Livre.
Teaser da história: https://www.youtube.com/
Dois indígenas Kaingang contam suas histórias
Geni Grã To Ko Fidencio e João Maria Tapixi (Terra Indígena Apucaraninha)
Sábado, dia 10/03 | 14h e 15h | CANTO DO MARL
Público Indicado: Livre.
Realização do Feirão: AMARL (Associação do Movimento dos Artistas de Rua de Londrina) | MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) | ECOH – Encontro de Contadores de Histórias de Londrina | Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná | Levante Popular da Juventude | Projeto Extensão Plataformas Digitais - Depto. de Comunicação (UEL) |
Realização do ECOH: Instituto Cidadania | Patrocínio: PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).
Nenhum comentário:
Postar um comentário