XIV Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua

 Londrina recebe, de 21 a 27 de março, cerca de 200 artistas de rua de todo o Brasil para participar do IVX Encontro Nacional da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR). O Encontro terá cortejos, palestra, apresentações, sarau e plenárias, com debates, discussões e encaminhamentos relacionados às artes públicas, políticas públicas e ocupação de espaços públicos pelos artistas que exercem sua arte de forma gratuita para a comunidade. A articulação e a organização do evento é do Movimento dos Artistas de Rua de Londrina e da Rede Brasileira de Teatro de Rua. As atividades são abertas e gratuitas.


21.03 - SEXTA
A abertura do evento será às 17h, na sexta-feira, com um cortejo na Avenida Paraná, em direção à Concha Acústica, onde será realizada a palestra do diretor do grupo “Tá na rua” e professor Amir Haddad. Seu trabalho, nacional e internacionalmente reconhecido, tem como objetivo recuperar o sentido de festa do teatro ressaltando a importância das comemorações populares na vida social e cultural das cidades.
22.03 - SÁBADO
No sábado de manhã, apresentações de grupos e artistas locais e nacionais entre 10h e 12h na Praça da Bandeira. Os períodos da tarde e da noite serão reservados para plenárias que serão realizadas na Chácara Shekinah Acampamento e Lazer, na Estrada do Limoeiro, Km 6. O local vai ser a sede do Encontro, assim como local de alojamento para grande parte dos artistas participantes.
23.03 - DOMINGO
No domingo haverá plenárias de manhã e à tarde, na chácara e, a partir das 17h, uma reunião de diversas manifestações artísticas no sarau Não Estacione: Sarau na Garagem, organizada pelo grupo Teatro de Garagem, que será realizado na Vila Cultural Kinoarte.
24, 25.03 - SEGUNDA E TERÇA
Segunda-feira, dia 24, e na terça, dia 25, das 10h às 12h, os grupos voltam a ocupar os espaços públicos para apresentações na Praça da Bandeira. As tardes e a noites estão reservadas para as plenárias.
26.03 - QUARTA
Na quarta, dia 26, das 9h às 12h, na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205), será realizada a reunião do grupo de trabalho Artes Cênicas na Rua da ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas.
27.03 - QUINTA
Na quinta-feira, dia 27, haverá um cortejo artístico em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Circo, com a leitura da Carta do XIV Encontro da RBTR, encerrando as atividades do evento. O início será às 12h no chafariz da Avenida Paraná, próximo à Rua Hugo Cabral, e segue em direção ao Teatro Ouro Verde.

A RBTR
A RBTR – Rede Brasileira de Teatro de Rua foi criada em março de 2007, em Salvador/BA e é um espaço físico e virtual de organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo, que reúne os grupos de teatro, trabalhadores da arte, pesquisadores e pensadores envolvidos com o fazer artístico de rua de todo o país. O objetivo de seus articuladores é ampliar e capilarizar reflexões e pensamentos, com encontros, movimentos e ações. Os encontros presenciais da RBTR ocorrem duas vezes por ano. O próximo será no segundo semestre de 2014, no Rio de Janeiro.
O Encontro da RBTR abrigará também a reunião do Grupo de Trabalho “Artes Cênicas na Rua” da Associação Brasileira de Pesquisa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE).
O Movimento dos Artistas de Rua de Londrina, MARL, tem como objetivos estimular discussões artísticas e políticas, possibilitar a troca de informações e experiências, e solidificar parcerias a fim de promover ações político-culturais e garantir o intercâmbio entre os artistas londrinenses e demais movimentos culturais do país.
O Encontro da RBTR tem o patrocínio do Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, parceria com o Sesc e a Universidade Estadual de Londrina e apoio das Vilas Culturais Alma, Kinorte e Usina Cultural, Padaria Central, Naka Tur, Shekinah Acampamento e Lazer, La Mesa Restaurante, Limp Brilho.

Confira o quadro com a programação completa da do XIV ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA DE TEATRO DE RUA e da MOSTRA DE TEATRO E CIRCO LONDRINA 2014:


Nenhum comentário:

Postar um comentário