O MARL promove IV Encontro Regional Sul da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR)

Evento é prévia do Encontro Nacional, que será realizado na cidade em março de 2014

Vai ser realizado em Londrina, no próximo final de semana, dias 14 e 15 de dezembro, o IV Encontro Regional Sul da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR). O evento é organizado pelo Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL) e reúne os articuladores da RBTR dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  Cortejo, plenárias e sarau fazem parte da programação.

O cortejo dos artistas do MARL abre o evento no sábado, às 12h, no Calçadão (local do antigo coreto).  Contará com a participação de artistas do Teatro de Garagem, Famiglia Coisa Fina, Teatro Kaos, Coletivo ElityTrans, Familia IML, Exercito contra Nada, Às de Paus, Maracatu Semente de Angola, Clac Circo, Pepito Forte e Bonito, dentre outros. O cortejo se encerrará na Concha Acústica onde será realizado o Ato pelo Direito à Diferença no Espaço Público, sobre os acontecimentos no Cabaré Diversidade, organizado pelo Coletivo ElityTrans, em parceria com o MARL e outros movimentos sociais.

No período da tarde, a partir das 15h, vão ser realizadas as plenárias da RBTR/ Regional Sul na Vila Cultural  Teatro do Oprimido de Londrina, na Rua Guararapes, 191.

Dentre as demandas dos artistas de Teatro de Rua da Região Sul, estará a Lei dos Artistas de Rua de Londrina, elaborada pelo MARL com apoio da Secretaria de Cultura da cidade.A lei aguarda o encaminhamento do texto pelo Poder Executivo ao Legislativo. Os artistas cobram o compromisso do Prefeito Alexandre Kireff, que assumiu, em reunião com articuladores do MARL, Danilo Lagoeiro e Rafael de Barros, que a lei tinha a possibilidade de ser aprovada ainda neste ano, e no máximo até o Encontro Nacional da RBTR, que será realizado em Londrina em março de 2014. Aliás, outro tema importante do evento é a busca por patrocinadores e apoiadores para a realização do XIV Encontro Nacional de Teatro de Rua, que será realizado em março de 2014 em Londrina.


No domingo, haverá plenárias  das 13h às 16h na Vila Cultural ALMA Brasil (Rua Mar Del Plata, 93). Na sequência, será realizado o “Não Estacione: Sarau na Garagem” com realização de Teatro de Garagem e MARL . A programação do sarau começa com a oficina “Jogos do Riso”, com o ator e palhaço Rafael de Barros, às 16h. Está programado também um bate-papo com  integrantes da Rede Brasileira de Teatro de Rua / Regional Sul. As apresentação teatrais são compostas por: intervenções da Cia. Teatro de Garagem, apresentação do espetáculo  teatral “Vaga lumes” do projeto Representações da Cidade por recicladoras da Cooper Região, performances do Cabaré da Diversidade por ElityTrans. A programação musical apresenta o show solo de voz e violão “Sons de Séculos” por João de Carvalho, e o grupo de rap Família IML por Palmerah e Melk. A Exposição de Artes da Caaps-I, coordenada por Adriana Siqueira estará aberta para visitação também, além do palco livre no final do evento. Tragam suas poesias!  A entrada do Sarau é gratuita com cortesia no chapéu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário