MOVIMENTO DOS ARTISTAS DE RUA SE APRESENTA


O Movimento dos Artistas de Rua de Londrina se Apresenta e Promove Discussão Política sobre Arte Pública
No dia 01 de julho o Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL) realizará uma celebração artística com apresentações de diversos artistas integrantes do movimento, que terá início às 14h no Bosque Central.
A ação que será feita no próximo domingo marca o início de uma programação, que pretende atender diversos bairros da periferia da cidade de Londrina com o objetivo de ocupar os espaços púbicos, divulgar a arte de rua e promover a formação de público com apresentações gratuitas em locais acessíveis. O primeiro bairro periférico a ser contemplado com a ação cultural será o Novo Amparo ainda neste mês de julho.
O Movimento tem também o objetivo de apresentar à sociedade civil, poder público e classe artística algumas discussões acerca da utilização dos espaços públicos de Londrina. Para isso, além desta celebração do dia 01 de julho, o MARL está promovendo, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Comissão de Direitos Humanos da OAB, uma Audiência Pública que ocorrerá no dia 04 de julho (quarta-feira), às 18h30, na Câmara Municipal de Vereadores de Londrina, com representantes de diversos órgãos públicos (CMTU, SEMA, Ministério Público, Conselho de Cultura, entre outros), para discutir sobre as dificuldades encontradas por estes artistas em utilizar os espaços públicos da cidade para suas ações culturais. Atualmente, é necessário pagamento de taxas e a aquisição de autorizações fornecidas pela CMTU e SEMA, num processo burocrático que demora aproximadamente 30 dias. O MARL espera aproximadamente 200 artistas londrinenses na plenária deste dia 04.
"A Arte Pública não é e não pode ser produção do Poder Público. Não é! Mas, cabe ao Poder Público reconhecer sua existência e importância. E, como faz com as Artes Privadas, criar para elas Políticas Públicas de estímulo e amparo."
Amir Haddad
"O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais."
Constituição Federal, Art. 5º, inciso IX.
O movimento:
O MARL surge com o objetivo de reunir artistas de todas as áreas e que desenvolvam o seu trabalho voltado a apresentações em espaços públicos. O movimento visa estimular discussões artísticas e políticas que envolvam principalmente a cidade de Londrina, possibilitar a troca de informações e experiências, solidificar parcerias a fim de promover ações político-culturais e garantir o intercâmbio entre os artistas londrinenses. Este Movimento é, acima de tudo, uma iniciativa popular, nascida da reunião de pessoas interessadas no fazer artístico em sua forma pública, sem qualquer vínculo partidário.


Programação:
- 14H: Início das atividades, com diversas intervenções de música, circo, dança, teatro e artes visuais. (estas intervenções acontecerão ao longo da tarde, nos intervalos entre as atividades sub-sequentes)
- 15H: Oficina de jogos teatrais. - Cia. Teatro de Garagem
- 16H: El General, O espetáculo mais incrível do mundo! - Exército Contra Nada
- 17H: A Pereira da Tia Miséria - Núcleo Ás de Paus

Serviço: "O Movimento dos Artistas de Rua se Apresenta"
Local: BOSQUE CENTRAL
Data: 01 de julho
Horário: Inicio às 14h
----------------------------------------------------------------------------------------
Serviço: Audiência Pública
Local: Câmara Municipal de Vereadores de Londrina
Data: 04 de julho
Horário: às 18h30
--------------------------------------------------------------------------
Contato:
(43) 96232078 - Rogério
(43) 91272841- Gerson
(43) 91020955- Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário